Recepção de convidados: dicas para receber seus familiares e amigos na formatura

Se tem uma palavra que define bem a formatura é planejamento. Muitas turmas começam a se preparar para essa fase final ainda no início do curso, e com razão. É necessário pensar no baile, na cerimônia de colação, no culto ecumênico, convite, fotografias, e em estratégias de arrecadação de recursos para realizar todas essas tarefas.

Mais para o fim do curso, é o momento em que algumas dessas questões já foram resolvidas e outras estão quase concluídas. Porém, o fim delas dá lugar a novas tarefas e preocupações. Com a chegada da formatura, é a hora de os formandos pensarem na recepção dos convidados que virão assistir às cerimônias e celebrar a conquista com eles.

A principal dúvida nesse momento é: onde e como recebê-los? Para responder essas perguntas e te ajudar nessa missão, preparamos este artigo. Vamos dar dicas de como acolher bem seus familiares e amigos para a formatura, de maneira que se sintam confortáveis e aproveitem a experiência. Acompanhe!

A importância da entrega antecipada dos convites de formatura

Por aqui, já falamos algumas vezes sobre o porquê é importante entregar os convites de formatura com antecedência. Apesar de não haver uma regra que determine ao certo quando eles devem ser entregues aos convidados, o ideal é que não seja muito distante da data da cerimônia e nem muito próximo.

Quando distribuídos com meses de antecedência, há riscos de seus amigos e familiares esquecerem da data e horário do evento. Se entregues em cima da hora, não haverá como eles se organizarem para comparecer ao grande dia. Por tudo isso, recomenda-se entregar os convites um ou dois meses antes da formatura.

Dessa forma, os convidados que moram em outras cidades poderão planejar melhor a viagem e você terá um tempo maior para organizar a recepção deles. Se optar por reunir todos em um sítio, por exemplo, é necessário solicitar o aluguel da casa antes para que ela esteja disponível no período de estadia dos seus convidados.

Independente do local onde eles ficarão (hotel, sítio ou na sua casa), é importante preparar tudo com antecedência para evitar imprevistos e estresse em um dos dias mais especiais da sua vida. 

Dicas para receber seus convidados de formatura

No contexto da formatura (e em outros momentos da vida também) um bom planejamento é a chave para que tudo dê certo. O mesmo se aplica à recepção dos convidados. Seus amigos e familiares foram comemorar essa conquista com você e, por isso, é sua tarefa cuidar dos detalhes para que eles se sintam bem e confortáveis durante essa estadia fora de casa.

 Para te ajudar, separamos uma lista com dicas diferentes de como recebê-los. Assim, você pode escolher a melhor opção para você e seus convidados.

1. Para os convidados de outra cidade: reserve um hotel ou pousada

Dependendo da quantidade de pessoas que irão à sua formatura, uma dica que pode ser interessante para você é hospedá-los em um hotel ou pousada, principalmente se eles vierem de outra cidade.

O ideal é começar os preparativos antes da formatura, a começar pela listagem dos hotéis e pousadas que tenham um bom custo-benefício. Veja se além de uma diária com valor acessível, eles têm disponibilidade para a (s) data (s) desejada (s). Caso tenham, seus convidados ficarão bem acomodados e confortáveis para participarem do grande do dia. 

Além disso, se possível, opte pelos estabelecimentos que sejam próximos aos locais onde acontecerão as cerimônias (igreja, salão de festas, faculdade/ginásio). Com isso, os visitantes não terão que se preocupar com o deslocamento para lugares longe e a estadia se torna mais prática. 

2. Recepção em casa: providencie itens básicos de acomodação

Se você for receber poucos convidados de outras cidades, existe também a possibilidade de eles ficarem hospedados na sua casa. Afinal, com um número menor de pessoas, não há necessidade de alugar ou reservar outro lugar para acomodá-los, especialmente se sua casa for grande e tiver espaço suficiente.  

Dessa forma, eles não precisam se preocupar com as diárias do hotel e você consegue passar um tempo maior com eles.

No entanto, dias antes de eles chegarem, providencie os itens básicos para hospedá-los e organize a casa. Veja se tem camas e colchonetes para todos, além de cobertores, travesseiros e roupas de banho. É importante que tudo esteja alinhado com antecedência.

Preocupe-se também com a alimentação. Vá ao supermercado e compre comida suficiente de acordo com o número de hóspedes e os dias que eles ficarão com você. 

Dividir as despesas entre vocês também é uma boa dica.

3. Considere alugar uma casa ou sítio

Sua família é grande ou virão muitos amigos para a sua formatura? Alugar uma casa ou um sítio pode ser uma opção melhor do que hospedá-los em um hotel. Dependendo do aluguel e da quantidade de pessoas, o valor de locação pode ficar ainda mais barato que uma diária se for dividida entre todos.

Outra vantagem de recebê-los em um espaço como esse é que, além de ficarem juntos, vocês poderão aproveitar a casa para fazer uma pequena confraternização em comemoração à sua formatura. Só lembrem de comprar e levar tudo necessário para passarem esses dias fora.

Se encontrar o sítio em uma área central, melhor. Assim, o deslocamento para os locais das cerimônias será mais prático e rápido do que se fosse em um lugar mais afastado.

4. Jantar com os convidados para comemorar a formatura

O que acha de celebrar a sua conquista com um belo jantar entre você e seus convidados? É uma forma divertida e muito gostosa de comemorar a formatura.

Por isso, convide-os para ir em um restaurante de sua preferência (antes ou após uma das cerimônias) ou, se preferir, prepare um jantar em casa mesmo, apenas para seus familiares e amigos. A vantagem dessa última opção é que você pode montar um cardápio com os seus pratos favoritos e montar uma decoração linda com balões, flores e outros itens decorativos. Para a paleta de cores, você pode escolhê-las baseadas na cor do seu curso.

O jantar não precisa ser muito elaborado, uma vez que vocês terão outros eventos da formatura para ir. É mesmo um momento mais íntimo e especial que você terá com os seus convidados.

Dica extra: pense na locomoção dos seus convidados

A locomoção dos seus convidados durante a semana da formatura também deve ser uma preocupação. Afinal, vocês terão que se deslocar diversas vezes para irem aos eventos. 

Mas como resolver isso de forma prática?

Se seus amigos e familiares forem em mais de um carro, vocês podem se dividir em grupos e saírem em veículos separados. Há também a opção de alugar um carro maior (como uma van) para levá-los ao culto ecumênico, à colação e ao baile de formatura. 

Nessa segunda opção é mais interessante porque não será preciso se preocupar caso algum dos convidados queira beber na festa.

Aproveite o momento com seus convidados durante a formatura

Seus familiares e amigos tiveram um papel muito importante na sua graduação. Cada um contribuiu para que você chegasse onde chegou, e viver esse momento ao lado deles é uma forma de agradecê-los por todo apoio que te deram.

Por isso, receba-os com muito carinho e aproveite a companhia de todos nessa semana tão especial. A presença dos seus convidados tornará a sua formatura ainda mais inesquecível.

Esperamos que, com essas dicas, vocês vivam momentos agradáveis e felizes juntos. Continue nos acompanhando para mais conteúdos sobre formatura e tudo que envolve esse grande sonho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *