Quer fugir do tradicional? Saiba como comemorar a formatura de forma criativa

Depois de anos de muito estudo e dedicação, finalmente chegou o momento mais aguardado: você está prestes a se formar. Conquista que merece ser comemorada em grande estilo, não é?

As cerimônias tradicionais que conhecemos, como o culto ecumênico, a colação de grau e o baile são feitas com esse mesmo propósito, celebrar a realização de um grande sonho para muitos estudantes. Porém, embora esse seja o modelo mais clássico de comemoração, existem outras opções que são tão significativas e especiais quanto. 

Inclusive, alguns formandos têm optado por alternativas mais simples e criativas para celebrar com os colegas de curso, familiares e amigos. Elas vão desde um jantar mais íntimo com a família até uma viagem com a turma. 

Quer saber quais são as outras opções? Então, fique com a gente até o final. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você sair do tradicional e comemorar a formatura da maneira mais especial possível. Acompanhe!

Cerimônias tradicionais para celebrar a formatura

Como dissemos, a formatura é marcada por três cerimônias principais que marcam o fim da graduação e a passagem dos alunos para a condição de profissionais. Pela tradição e simbolismo que carregam, elas são realizadas por todas as universidades e por todos os cursos.

 

  • Culto ecumênico: cerimônia religiosa feita em ação de graças à formatura.
  • Colação de grau: realizada com o objetivo de conceder o grau acadêmico ao formando, seja ele bacharel ou licenciado. É também o momento em que o aluno recebe o diploma.
  • Baile de formatura: grande evento em que os formandos convidam seus familiares e amigos para comemorarem a conclusão da graduação. 

Apesar de serem as cerimônias mais clássicas, existem outras formas de celebrar esse momento tão especial. Assim, os formandos podem escolher a melhor opção em conjunto ou, ainda, comemorar individualmente. 

Posso fugir das celebrações clássicas e pensar em algo diferente?

Se a sua turma não quer seguir o modelo tradicional, vocês podem selecionar outras opções que consideram mais interessantes, intimistas e até econômicas. 

Jantares em família, viagem com os amigos e uma festa simples no sítio são ótimos exemplos de comemorações que fogem dos eventos clássicos realizados nas formaturas. Assim, analisem bem as alternativas e escolham a que for mais viável para você e seus colegas.

Lembre-se que independente de como e onde for a celebração, o importante é não deixar esse momento passar em branco. Afinal, foram anos de muita dedicação para conquistar o tão aguardado diploma. Vocês merecem comemorar!

Outras formas de celebrar a formatura

Seja porque a turma é muito pequena ou simplesmente porque querem algo diferente, é muito comum que algumas turmas optem por opções mais criativas de celebração. Existem várias maneiras de aproveitar esse momento com os amigos e familiares. 

Listamos algumas para te ajudar a escolher.

1. Viagem com os amigos

Viajar é sempre bom, não é? Agora, imagina se sua turma pudesse te acompanhar nessa aventura para comemorar uma das fases mais especiais da vida de vocês? A experiência será ainda melhor!

Uma viagem em grupo ficará guardada na memória de todos os seus amigos por muito tempo. Além de comemorar a formatura, vocês terão a oportunidade de conhecer uma nova cultura, culinária e muitas pessoas diferentes. Isso sem falar nos lugares com lindas paisagens e atrações turísticas, dependendo, é claro, da escolha do destino.

Há a opção de fechar um pacote com vários lugares ou com apenas um, para uma região da escolha de vocês. Assim, se a turma curtir algo mais agitado, optem por uma cidade com praia que costuma receber turistas e universitários durante todo o ano, como Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE).

Vocês também podem ir para um local mais tranquilo para fazer roteiros diferentes, com uma pegada mais “cult”.

2. Churrasco com a turma

Se a turma curte algo mais simples, com uma piscina, música boa e carne assada, esse é o tipo de comemoração ideal. Além de prático, o churrasco é um evento fácil de planejar e pode ser mais barato que outras festas, afinal, não é necessário muita coisa.

Um lugar confortável, com espaço para os alunos e convidados, bebidas, comida e boa música já é suficiente para uma celebração divertida.

Agora, se a turma for maior, o ideal é pensar em algo mais elaborado. Alugar um espaço maior, contratar churrasqueiros e uma banda para tocar ao vivo podem deixar a festa ainda melhor.

Para que saia tudo conforme planejado, é recomendável que a turma converse com antecedência para saber da arrecadação a ser feita e das compras.

3. Almoço ou jantar em família

O que acha de celebrar a sua conquista com um belo almoço ou jantar entre você e seus familiares? Essa é uma opção mais intimista, voltada, principalmente, para os formandos que não terão uma celebração em conjunto com os colegas.

A ideia aqui é viver esse momento com os familiares e pessoas próximas que estiveram presentes durante toda a graduação. Eles torceram muito por você, por isso, é tão importante preparar algo especial.

Para o grande dia, elabore um cardápio completo, com seus pratos favoritos ou, se preferir, leve-os até um restaurante que tenha um ambiente agradável e comida boa. A vantagem de preparar o jantar ou almoço em casa é que você pode montar uma decoração linda e totalmente personalizada, com elementos que remetam ao seu curso e à formatura.

Caso queira convidar um número maior de pessoas, não se esqueça dos convites. Assim, você conseguirá se organizar melhor com relação à quantidade de convidados.  

4. Aula da saudade

Outra opção de comemoração (e talvez a mais emocionante) é a aula especial ou, a aula da saudade. Como o próprio nome sugere, esse é um evento no qual os formandos, por meio de fotos, vídeos e outros tipos de registros, relembram os momentos mais marcantes da graduação.

Funciona como uma retrospectiva em que todos os alunos lembram a sua trajetória dentro do curso.

Geralmente, ela acontece nos últimos dias de aula, quando já passaram as bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e todos já estão em clima de celebração. Nessa ocasião, os estudantes se encontram uma última vez como turma e registram o momento de descontração e boas lembranças.

Essas foram as nossas sugestões para que você e seus amigos definam algo diferente para a comemoração. Temos certeza que, independente da escolha de vocês, o sentimento será o mesmo para todos: orgulho e muita felicidade

Só lembrem de decidir e planejar com antecedência para que tudo aconteça como sempre sonharam!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *