Principais tendências para convites de formatura de Medicina

Principais tendências para convites de formatura de Medicina

O curso de Medicina é um dos mais desafiadores e concorridos que existem. Os seis anos de graduação marcam o início de uma longa trajetória para a formação profissional de um médico e a conquista de um grande sonho. Por isso, merece uma comemoração à altura. 

Para tornar esse momento de celebração especial, todos os detalhes da cerimônia devem ser muito bem pensados, a começar pelo convite de formatura. Muito mais que um documento feito para informar os convidados sobre o dia, a hora e o local da cerimônia. O convite é a materialização de algo muito desejado e, futuramente, uma lembrança de todos os momentos vividos nessa fase tão importante.

Porém, quando o assunto é design do convite de formatura, muitas dúvidas surgem. Por ser uma área de atuação clássica, é comum vermos modelos mais tradicionais de convite, mas nada impede de os formandos seguirem uma linha mais criativa na sua criação. 

Neste artigo, mostraremos que é possível, sim, sair do tradicional, além de apresentar as principais tendências para convites de formatura de Medicina. Fique até o final e inspire-se para criar o modelo perfeito para a sua turma. 

Convites de Medicina clássicos ou criativos: qual a melhor opção?

Pela tradição que a faculdade de Medicina carrega, é comum vermos convites de formatura com elementos clássicos. Em geral, nesses modelos usam-se as cores do curso e outras sóbrias, o brasão, fontes rebuscadas e ilustrações de instrumentos que remetem à área da saúde.

No entanto, quando se fala em convite de formatura, não há uma regra que determine como deve ser o modelo de cada curso. Dessa forma, os formandos também podem optar por seguir um estilo mais moderno, com cores diversas, artes abstratas e acabamentos diferentes. Nesse caso, é permitido soltar a criatividade e, ainda assim, preservar a identidade da turma.

Para escolher a melhor opção, então, é recomendado que a comissão de formatura avalie com os alunos o estilo de convite que mais agrada a cada um. Só é interessante pensar em um modelo que reforce a humanização tão presente na Medicina, principalmente se considerarmos o papel dos médicos e a sua relação com os pacientes.  

Principais tendências para convites de formatura de Medicina

Como mostramos, o convite de formatura de Medicina não precisa seguir um design muito engessado, somente com elementos clássicos. É possível pensar fora da caixinha e criar um modelo criativo, que remeta a identidade da turma e às características do curso.

Há tendências incríveis que podem ajudar você e sua turma a alcançarem seus objetivos com o convite perfeito. Mostraremos as principais a seguir.

1. Acabamento em verniz localizado

O verniz localizado é um dos acabamentos mais usados em convites de formatura. Ele proporciona um efeito de brilho lindo na superfície em que é colocado, porém, somente nas partes desejadas (por isso o nome “localizado”). Como resultado, temos um material gráfico mais trabalhado e bonito visualmente.

Nos convites de Medicina, esse tipo de verniz é colocado sobre as palavras que precisam ser destacadas, como o nome do curso, a turma e a faculdade, além de ilustrações no fundo. O brasão do curso, desenho do corpo humano, do coração, do prédio da universidade ou outro elemento que remeta à área de saúde, por exemplo, são muito usuais e servem como inspiração para o design da capa.

2. Nome do curso em acrílico espelhado

Outra tendência usada nos convites de Medicina  é o acabamento em acrílico espelhado, especialmente no nome do curso ou no símbolo. Esse detalhe traz um toque especial e um ar mais moderno à peça.

A vantagem desse material é que ele pode ser feito em diversas cores, harmonizando facilmente com a paleta escolhida. Em Medicina, muitas turmas optam pela cor preta na capa e o acrílico em dourado nas letras e no emblema do curso. A ideia é dar destaque para esses dois elementos. Assim, os olhares dos convidados serão direcionados a eles.

3. Medalha do curso em prata ou latão

A medalha do curso em prata ou latão é um detalhe que traz sofisticação a qualquer convite de formatura, mas é usado, principalmente, nos cursos de Medicina e Direito. Assim, ela pode ser colocada no centro da capa, como elemento principal junto ao nome e símbolo.

4. Corte especial

O corte especial é um acabamento que deixa o convite de formatura visualmente mais interessante. Trata-se de um efeito moderno com a vantagem de que pode ser feito em qualquer lugar, no centro ou nas laterais do documento. A ideia é que o corte siga o formato de algum elemento no convite, como o brasão, o próprio nome do curso ou outra ilustração. O resultado do encaixe entre as partes da capa fica muito bonito.

Apesar de serem acabamentos diferentes, nada impede que eles não sejam utilizados juntos em um único convite. Mas lembre-se que modelos muito detalhados e com informações excessivas podem não agradar muito, por isso, escolha dois efeitos no máximo.

O que não pode faltar em um convite de formatura de Medicina

Além da estética, há outros elementos indispensáveis em um convite de formatura. No documento, deve conter as informações básicas da cerimônia, fotos dos formandos e mensagens de agradecimento a todos que contribuíram para a formação de cada aluno. 

Data, horário e local da cerimônia 

O princípio básico de um convite de formatura é informar os convidados sobre os eventos feitos em comemoração aos seis anos de estudo. Dessa forma, é importante que nele contenha as informações básicas de todas as cerimônias (colação de grau, missa/culto e festa) como data, horário e local. 

Mensagens de agradecimento

As mensagens de agradecimento são outro elemento indispensável em um convite de formatura. Esse é o espaço em que os formandos demonstram gratidão àqueles que contribuíram de alguma forma para que esse momento fosse possível.

Fale sobre o apoio que seus pais, amigos e familiares te deram ao longo da graduação para que você conseguisse conquistar o sonho de se tornar médico. Nos convites de “Med” há ainda uma área destinada de agradecimento aos pacientes. Afinal, eles também tiveram um papel muito importante na sua formação como profissional da saúde.  

Juramento do curso

O juramento do curso é o momento em que os alunos se comprometem a exercer a profissão escolhida com competência, ética e dedicação. Os votos feitos são de total entrega à Medicina.

Quando falamos do juramento de uma turma de formandos de Medicina, os votos abrangem caridade, honestidade e o sigilo médico ao atender em busca da cura.

Fotos individuais e da turma

As fotos são indispensáveis em um convite de formatura. Além de levar a imagem da turma e carregar a identidade dos formandos, elas farão parte do design do documento.

Por isso, procurem fotografar em cenários que tenham relação com o curso, como em um laboratório ou em frente à fachada do prédio da faculdade. Usar trajes personalizados é outra dica que pode deixar as fotografias ainda mais interessantes. Tentem fugir das camisas pretas clássicas e prefiram usar jalecos e instrumentos que remetam à profissão, como estetoscópios.

Prontos para fazer o seu convite de formatura de Medicina com a Book?

O convite de formatura é, de fato, um item muito especial. Junto com as fotos, ele servirá como uma grande lembrança de um momento único da sua vida e dos seus colegas.

Conte com a Book Convites para torná-lo ainda mais inesquecível. Nós trabalhamos com os mais diferentes formatos, tendências e acabamentos para deixar as peças exclusivas e personalizadas, com a identidade da turma e do curso de Medicina.

Nos deixe fazer parte desse sonho! Entre em contato conosco e solicite um orçamento.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *