Saiba o que é TCC e qual a importância para sua formação

Você se dedicou, passou por todas as disciplinas e já venceu quase todas as etapas da graduação. Porém, durante os últimos 6 a 12 meses do curso, você irá desenvolver um projeto diferente de tudo que você já fez: O TCC!

Este trabalho, bastante comentado e temido pelos estudantes do ensino superior, é uma etapa obrigatória para conquistar o tão sonhado diploma, em qualquer área de estudo.

Mas, você sabe o que é TCC? Sabe por onde começar? E a importância de desenvolvê-lo?

Neste post, iremos apresentar as respostas para estas e outras dúvidas que podem surgir nos momentos finais da sua formação acadêmica.

O que é TCC?

Todo trabalho submetido à uma banca científica é considerado um trabalho científico, e o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – é um exemplo. Se você está assustado ou não sabe o que é TCC, entenda que o único objetivo deste projeto é garantir que todos os profissionais de nível superior saibam produzir conhecimento de caráter científico. Portanto, nada de desespero!

Apesar de obrigatório, cada instituição pode definir suas próprias regras para a entrega do TCC: individual ou em grupo, o tipo de TCC – diagnóstico, projeto, produto, entre outros -, a forma de apresentação, etc. Ainda assim, as monografias, as dissertações e, principalmente, os artigos científicos são as formas mais comuns de apresentação do TCC.

Tipos de TCC

  • A monografia é um estudo lato sensu, ou seja, um estudo amplo que propõe a reflexão sobre um tema a fim de buscar respostas ou novas questões. Trata-se de uma pesquisa científica em escrita única.

 

  • A tese é um estudo stricto sensu – portanto, de sentido restrito – que fornece contribuições inéditas ao conhecimento e visa mais a escrita em vez da amplitude, como sugerem os estudos lato sensu.

 

  • A dissertação também é um trabalho stricto sensu que se destina à obtenção do grau acadêmico de mestrado. Não é necessário que seja inédito – geralmente é a ampliação da monografia -, mas é importante que mostre a sua especialização na área que escolheu representar.

 

  • O artigo científico, via de regra, é baseado em uma pesquisa. Enquanto a monografia estuda novas questões sobre um determinado tema, o artigo científico é respaldado por uma descoberta. Funciona assim: o aluno faz uma pesquisa, descobre alguma coisa, cria um método próprio e depois desenvolve o artigo científico a fim de divulgar o valor desse método. Lembre-se de que não é possível mostrar a funcionalidade de um método se suas conclusões não estiverem bem embasadas, daí a importância de estar amparado por uma pesquisa.

Seja qual for o tipo de TCC, o trabalho deve adotar algumas regras da ABNT, que padroniza os TCCs de todas as instituições do país.

Qual a importância do TCC?

Agora que você já compreendeu o que é TCC, você deve estar se perguntando qual a importância de desenvolver este projeto acadêmico.

Além da incrível sensação de se sentir útil produzindo algo e de desenvolver senso crítico, o aluno tem no TCC seu primeiro trabalho técnico. Basicamente, independente da área de formação, todas as suas ações na vida profissional serão permeadas pelas regras da pesquisa científica.

A principal proposta da pesquisa que compreende o TCC é obter, ao final, um resultado que traga retorno à sociedade, ou seja, que o conhecimento adquirido possa ser útil para a população em geral.

Como escolher o tema do TCC?

A escolha da pesquisa e a iniciação científica são fundamentais para que o aluno assimile métodos e possibilidades acadêmicas e desenvolva alguma área de interesse. É importante lembrar que o trabalho ficará registrado para o resto da vida do aluno, então as os cenários precisam ser analisados com cautela pelo estudante que se encontra nessa situação.

Não é proveitoso compreender o que é TCC e qual a importância do trabalho se não entender que a pesquisa é uma investigação, sobretudo na graduação. Não se trata da defesa de uma ideia, mas da investigação de um possível problema, cujo resultado necessita ser imparcial: O aluno precisa atentar-se a não trazer suas ideologias para dentro da pesquisa.

Portanto, identifique uma área dentro da sua formação em que tenha interesse e afinidade – você vai ficar de meio a um ano convivendo com esse assunto diariamente!

Pesquise se revistas científicas dispõem de material para leitura sobre o tema. Seu trabalho será muito mais difícil se houver pouca ou nenhuma informação disponível.

Procure por um professor especialista no tema para indicar material para estudo e com quem pode questionar e discutir o assunto.

Perceba que, se for reprovado no TCC, você não terá acesso ao diploma e todo o seu trabalho precisará passar por análise, correção e reapresentação.

Como se preparar para a apresentação

Desde o início, saiba administrar seu tempo: Qual o prazo final para entrega do TCC? Você trabalha? Qual o tempo disponível para a pesquisa?

Prepare-se para a apresentação verificando quanto tempo você vai precisar para entregar o trabalho e organize os processos para conseguir fazer tudo a tempo. Com tudo em dia, você conseguirá seguir com muito mais tranquilidade.

Pense que uma boa apresentação exige postura e desenvoltura. Além disso, prepare slides sem muito texto, somente tópicos – os professores já leram seu trabalho e este não precisa estar totalmente transcrito para a apresentação.

Como qualquer grande responsabilidade, o desenvolvimento do TCC requer organização e disciplina. Procure reservar algumas horas do dia para dedicar-se a este trabalho, estude bastante para criar segurança sobre o tema e foque sempre no seu objetivo final: ter o diploma em mãos!

Gostou deste conteúdo? Esperamos que o post tenha esclarecido suas dúvidas sobre o que é TCC, como desenvolvê-lo, como se preparar e qual a importância desta pesquisa para sua formação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *