Marketing para a comissão de formatura: engajamento da sua turma com boas estratégias

No mundo corporativo, é comum a elaboração de estratégias de marketing para aumentar o lucro e garantir o sucesso do negócio. Porém, o que muitos não sabem é que também é possível usar esse conjunto de atividades na graduação, na comissão de formatura. Mas, com objetivos diferentes, é claro.

A ideia de usar o marketing, nesse caso, é engajar os alunos em diversas ações da formatura e convencer aqueles que ainda se mostram resistentes a adotar o plano de adesão. Para conseguir esse resultado, a comissão deve elaborar estratégias inteligentes e colocá-las em prática desde a formação do grupo. Assim, se eficientes, no fim do curso a turma terá arrecadado a quantia suficiente para fazer o baile dos sonhos. E o melhor, com grande parte dos alunos presentes, já que a maioria terá aderido ao plano.

No entanto, embora essas sejam as principais razões, há outros motivos pelos quais o marketing para a comissão de formatura é tão importante. Neste artigo, nós iremos mostrar as funções do marketing para a turma que está prestes a formar e mostraremos algumas estratégias que podem ajudá-los a ter sucesso na formatura. 

Acompanhe!

Por que investir no marketing para a comissão de formatura?

Como dissemos, o marketing para a comissão de formatura é aplicado com objetivos diferentes dos que vemos nas empresas. Mas, de certa forma, os dois segmentos visam uma meta em comum: o sucesso. No caso da comissão, o sucesso do evento mais aguardado pelos formandos.

Assim, as estratégias de marketing não só engajam os alunos e ajudam a aumentar o número de adesões, mas como, também, evitam qualquer descontentamento ou falta de comunicação entre os alunos e os integrantes da comissão. Por meio dos conteúdos e ações desenvolvidas, a turma sempre se manterá informada sobre o que já foi e o que ainda precisa ser feito para a formatura, as próximas atividades para arrecadação e outros detalhes que envolvem essa fase final da graduação.

Por todas as vantagens que o marketing oferece, é importante que a comissão decida sobre as estratégias com muita antecedência, de preferência, logo após a formação do grupo. Quanto mais cedo colocá-las em prática, melhores serão os resultados. 

Perfil da pessoa indicada para o cargo de marketing na comissão

Na comissão de formatura, há um formando responsável pelo desenvolvimento das estratégias de marketing. 

Para ocupar essa função, o ideal é que a pessoa seja comunicativa, característica dos profissionais que já atuam na área, e organizada. Isso porque será necessário muito planejamento para elaborar e colocar as ações em prática.

Criatividade é outro atributo bastante apreciado no perfil do responsável pelo marketing. Não podemos nos esquecer que as ideias de conteúdo e estratégias virão dele, por isso ser criativo é tão importante. Ter afinidade com as mídias digitais também faz parte do perfil de um marqueteiro, além de:

 

  • Proatividade;
  • Fluência verbal;
  • Articulação;
  • Persuasão.

Estratégias de marketing eficientes para aplicar

Muitas das ações de marketing usadas nas empresas são adaptáveis para o contexto da formatura. Se bem executadas, elas podem engajar os alunos, gerar adesões e alcançar outros objetivos com a comissão.

Para te ajudar nessa missão, listamos algumas estratégias eficientes que podem garantir um bom retorno à turma.

Crie um perfil nas redes sociais

Se você está em busca de uma ferramenta que te ofereça visibilidade e permita ter um contato mais direto com seus colegas de curso, as redes sociais são a melhor opção.

Ao criar um perfil no Instagram, Facebook e outra rede popular, será possível usar o espaço para manter um canal de comunicação entre a comissão e os formandos. Dessa forma, eles saberão de todas as novidades a respeito da formatura.

Uma boa dica nesse sentido é compartilhar imagens, vídeos e conteúdos em outros formatos para informar e estimular a adesão daqueles que ainda não participam da formatura. Essa tática é especialmente importante para turmas grandes ou que farão formatura unificada.

Adote o marketing de conteúdo nas publicações

O marketing de conteúdo é outra estratégia muito eficiente que pode ser aplicada pela comissão. Vocês podem usar o perfil nas redes sociais para criar conteúdos sobre a formatura, porém, com uma “pegada” mais divertida e criativa. As postagens devem estimular e aguçar a curiosidade de toda a turma. 

Assim, uma ideia é fazer posts que apresente os membros da comissão, algumas curiosidades sobre o curso de vocês e sobre o que irão investir para o baile, fazer sorteios com parceiros, divulgar os eventos para arrecadação de fundos e outros tipos de conteúdos. 

Invista em infoprodutos sobre a formatura

Além dos perfis nas redes sociais, a comissão pode investir na criação de infoprodutos para esclarecer as principais dúvidas dos formandos sobre a destinação de recursos ou explicar determinadas situações, como as campanhas de arrecadação extra.

A comissão de formatura pode escolher entre elaborar um material informativo digital para ser compartilhado via e-mail ou WhatsApp, ou, ainda, um material físico, como panfletos e folders.  

O que é possível fazer com boas estratégias de marketing da comissão de formatura

O marketing é considerado uma estratégia poderosa em qualquer segmento em que é aplicada. No contexto da formatura, não é diferente. Se bem planejadas e executadas, as ações podem gerar bons resultados não apenas financeiros, mas motivar os alunos e animá-los para o grande dia.

Estimular alunos a aderirem à formatura

Sabemos que não é fácil conseguir que todos os alunos contribuam para a realização dos eventos de formatura. A participação não é obrigatória e, por isso, deve ser conquistada aos poucos para que a turma tenha prazer em contribuir. Tarefa destinada à comissão e que pode render ótimos resultados se recorrerem às estratégias de marketing.

A comissão pode, por exemplo, usar as redes sociais para publicar conteúdos que mostrem porque a participação de todos é essencial, as melhores formas de pagamento e divulgar campanhas de arrecadação atrativas. Com essas abordagens, vocês podem mostrar que a adesão é a melhor maneira de comemorar a conquista do diploma e que não é preciso sofrer para pagar as parcelas, por exemplo.

Conscientizar os alunos sobre seus deveres e a importância de cumpri-los

Mais importante que conquistar novos formandos para aderirem ao plano é mantê-los adimplentes e cientes dos seus deveres com a comissão e com a turma.

Uma formatura envolve o trabalho de diversas pessoas que, como sabemos, cobram para prestar determinados serviços. O pagamento dos fornecedores e das empresas organizadoras de eventos, no entanto, vem da contribuição dos alunos que se comprometem a dar uma certa quantia mensalmente. Assim, qualquer atraso no pagamento pode comprometer a parceria da comissão com esses fornecedores e, consequentemente, a realização das cerimônias.

A comissão pode, então, usar o marketing como uma maneira de conscientizar a turma sobre suas obrigações e mostrá-los como é fundamental cumpri-las. As redes sociais são ótimas ferramentas quando o assunto é mobilização de pessoas.

Criar expectativas para o grande dia

O marketing pode ser um excelente atrativo para a turma que está próxima de concluir a graduação. Os vídeos e as fotos publicadas nas redes sociais sobre as atrações e outros detalhes da festa, por exemplo, vão criar expectativas nos alunos e os deixarão animados para o grande dia.

Aos que ainda não tiverem aderido ao plano, essas ações servirão como um estímulo para contribuírem e participarem desse momento único com os demais.

Mantê-los engajados com a formatura

O engajamento da turma com a formatura é outro resultado conquistado pela comissão que investe no marketing para a formatura.

As ações darão um ânimo maior aos alunos, que se sentirão mais felizes e dispostos a ajudar na conquista de uma festa com a qual desejaram durante anos.

Viu como o marketing para comissão de formatura pode render bons resultados à turma? Basta pensar em estratégias eficientes que os ajudem a alcançar todos os objetivos propostos para o grande dia e colocá-las em prática ao longo dos quatro ou cinco anos de graduação.

Esse é o segredo para uma turma mais participativa e uma colação/baile dos sonhos. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *