Fotos do convite de formatura: dicas para ter registros incríveis

A sessão de fotos é um dos momentos mais aguardados e planejados quando o assunto é a formatura. E com razão! As fotografias funcionam como o registro físico dessa etapa tão especial para os formandos e ainda servirão para a confecção de outro material muito importante: o convite. 

Ter uma recordação dessa fase única é de interesse não apenas dos estudantes, mas dos amigos e familiares que estiveram presentes e os apoiaram durante toda a graduação. As fotos registram um sonho realizado com muito esforço. Por isso, merecem uma atenção especial. 

No entanto, dúvidas sobre como planejar e agir nos ensaios fotográficos podem surgir entre os formandos, o que é comum. Afinal, muitos deles ainda não têm uma ideia clara de como desejam suas fotos. 

Para ajudá-los, fizemos este artigo. Separamos algumas dicas para que você e sua turma planejem com dedicação os cliques mais aguardados desde o início do curso. Fique com a gente até o final e saiba como ter registros incríveis dessa etapa única da sua vida!

Por que fazer um ensaio de fotos para o convite de formatura?

Toda mudança traz saudosismo. No início da graduação, por exemplo, muitos estudantes recorrem às fotos e vídeos do tempo de escola para relembrar os bons momentos ao lado dos amigos. A fotografia tem esse poder: nos transportar para lugares e ocasiões especiais que já vivemos.

Durante a formatura, a sessão de fotos é essencial por três motivos. O primeiro é que se trata de um registro de uma fase específica da sua vida. A conclusão do curso superior é um marco único representado pelo fim de uma etapa como estudante e início de outra com novos desafios, agora, como profissional. Por isso, merece ser registrado.   

O segundo motivo é porque, futuramente, haverá um tempo em que você vai desejar olhar para trás e buscar, por meio do convite e das fotografias, suas memórias do tempo de faculdade. Ao ver os registros, você terá orgulho de todo crescimento profissional e amadurecimento adquirido ao longo dos anos. 

E, por fim, o ensaio de fotos é um momento especial de descontração com seus colegas do curso que passaram pelos mesmos desafios que você na graduação. É uma forma de comemorar essa grande conquista.

Dito isso, confira algumas dicas para ter fotos incríveis em seu convite de formatura!

1. Antes de qualquer coisa: planeje o ensaio fotográfico!

A etapa de planejamento é fundamental, pois é a partir dela que irão surgir ideias para o ensaio fotográfico e todos os detalhes serão alinhados. Esse é o momento de decidir a data, o horário, o local e os trajes que os formandos usarão no dia das fotos para o convite de formatura.

Porém, todos esses pontos precisam ser definidos em consenso com a turma. Você e seus colegas devem conversar sobre como gostariam que fossem as fotos e pensar nos detalhes que refletem a identidade de cada um. Depois de tudo resolvido, é a hora da comissão de formatura escolher a empresa para fazer os registros. 

2. Escolha uma empresa de fotografia confiável

Mais do que fazer bons cliques e enquadramentos, um fotógrafo profissional ajuda na iluminação, cenário, orienta nas melhores poses e expressões. Ele também é responsável pelo processo de edição das fotos, deixando-as prontas para serem adicionadas no convite de formatura.

No entanto, para ter bons resultados, é essencial contratar uma empresa que preste um serviço completo de qualidade. Essa etapa requer uma atenção especial, por isso: 

  • Verifique a reputação da empresa;
  • Analise o portfólio e o perfil dos fotógrafos;
  • Observe o custo-benefício; 
  • Confira depoimentos nas redes sociais ou sites;
  • Procure recomendações de turmas anteriores que contratam os serviços da marca. 

3. Local das fotos: estúdio ou ambiente externo?

Depois de contratar a empresa, o próximo passo é escolher o local para fazer as fotos de convite de formatura. Nessa etapa, é comum surgir uma grande dúvida entre os alunos: “onde será realizado o ensaio? No estúdio ou em um ambiente externo?”

Vocês podem optar por fotografar em um único lugar ou fazer um mix de registros externos e em estúdio. Em todos os casos, é preciso pensar em alguns detalhes e considerar certos fatores para que o resultado agrade a todos da turma.

Um deles é que a escolha deve ser baseada no estilo dos alunos, no que vai combinar mais com a estética do convite de formatura e com o curso.

Sugestões para fotos de convite de formatura em estúdio

Uma das vantagens de fazer o ensaio fotográfico em estúdio é que o profissional consegue ter um controle maior sobre a iluminação e detalhes técnicos que irão favorecer as fotos.

Além disso, o fundo neutro do estúdio permite a aplicação de textos e dá mais liberdade ao designer para trabalhar nas peças, inserindo elementos gráficos que fazem toda a diferença no convite.

Registros com a beca, faixa, capelo e canudo são interessantes de se fazer no local, pois a composição dos elementos traz um ar mais sofisticado, de seriedade. 

Sugestões para fotos de convite de formatura em ambiente externo

Já a sessão de fotos em ambiente externo é uma excelente alternativa para a turma que busca uma proposta diferente, principalmente se for realizada fora do campus da faculdade.

Uma ideia é procurar por locações mais criativas que remetam a área de atuação escolhida, como monumentos, parques, museus e teatros.

Também é fundamental fazer os registros pela manhã, momento em que há uma iluminação natural melhor e menos chances de surgimento de sombras no rosto. Lugares com pouca movimentação de pessoas são mais indicados para esse tipo de atividade. 

4. Use trajes que simbolizam o curso

É muito comum ver fotos de convite de formatura em que os formandos estejam vestindo a beca tradicional e a camisa do curso. Porém, vocês não precisam seguir à risca esses mesmos trajes. É possível personalizar o ensaio fotográfico utilizando roupas e acessórios que remetam ao seu curso e a personalidade de cada um.

No curso de Medicina, por exemplo, a turma pode fotografar com um jaleco branco. Para deixar o look completo, o que acham de adicionar os instrumentos usados na profissão? Estetoscópios, máscaras e luvas representam bem a área da saúde.   

Para os formandos de Jornalismo, um gravador ou microfone deixarão as fotos mais interessantes. Estudantes de Engenharia podem usar os clássicos capacetes, e de Direito, o malhete.

São inúmeras possibilidades que podem ser exploradas pela turma. Tanto nas fotos em grupo quanto nas individuais. Abusem da criatividade e utilizem tudo que simboliza a profissão escolhida por vocês. 

5. Opte por poses que você se sinta confortável

“Quais poses devo fazer no ensaio? Quais me favorecem mais?”

Dúvidas como essas podem surgir antes da sessão de fotos para o convite, especialmente se for a primeira experiência dos formandos realizando um trabalho como esse. Tudo isso pode causar uma certa insegurança, contribuindo para que o estudante não aproveite esse momento tão especial.  

Porém, nessas ocasiões, lembre-se que você não precisa ser, nem agir como modelo profissional para sair bem nos cliques. Se tiver dificuldade, converse com o fotógrafo e ele te orientará sobre as melhores poses para você e sua turma, nas fotos individuais e em grupo.

É muito importante que se sintam confortáveis e à vontade durante a sessão. Então, se as fotos forem tiradas no estúdio, coloquem suas músicas preferidas para criar um clima mais leve, diminuir a tensão e deixá-los mais soltos para os registros. 

6. Relaxe e curta o momento

No dia do ensaio fotográfico para o convite de formatura, é essencial garantir a segurança de cada formando para que se sintam bem e satisfeitos com o resultado das fotos. Os estudantes mais tímidos podem ter mais dificuldade de se soltar durante a sessão, mas existem algumas dicas que ajudam a relaxar e a criar um clima mais descontraído. 

  • Se arrumem de uma maneira que se sintam confortáveis e bem com a roupa que estão usando;
  • Coloquem músicas animadas durante a sessão no estúdio;
  • Procurem conversar entre si no intervalo entre as fotos. Isso ajuda a diminuir o nervosismo;
  • Tentem ao máximo curtir esse momento tão especial. É um dos últimos momentos que passarão juntos na graduação, por isso, aproveitem cada segundo. 

A Book Convites te ajuda a eternizar esse momento

Não há dúvidas que o momento de tirar as fotos do convite de formatura é um dos mais especiais e marcantes da graduação. Mas, não adianta ter boas fotos se elas não forem valorizadas nos convites.

Por isso, ter uma empresa que ofereça todo suporte para a criação do modelo que agrade a turma é fundamental. No mercado há mais de cinco anos, a Book Convites traduz os sonhos dos formandos e a essência do curso em convites lindos e personalizáveis.

Se você procura criatividade, exclusividade e modernidade, entre em contato conosco. Oferecemos atendimento consultivo para te ajudar na elaboração do convite dos sonhos e valorizar suas fotos! Solicite um orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *