5 dicas para lhe ajudar a fazer uma excelente apresentação de TCC

Você dedicou os últimos meses em um grande e complexo trabalho, estudou, pesquisou, descobriu e documentou tudo. Finalmente, seu Trabalho de Conclusão de Curso está pronto e entregue.

Agora, vem o momento que mais tira o sono dos estudantes: a apresentação de TCC.

Na verdade, não há nenhum segredo para se sair bem na apresentação, mas temos aqui algumas dicas que vão ajudar muito nesta situação.

Confira abaixo nossas 5 dicas para fazer uma excelente apresentação de TCC:

1. Faça um planejamento e um bom roteiro

A falta de um bom planejamento vai te fazer ficar inseguro, ansioso e desconcentrado. Se não souber formular bem as ideias, a sua apresentação de TCC ficará desconexa e desproporcional ao tempo disponível e você não será capaz de transmitir bem a mensagem.

Para tanto, prepare-se para a banca com um bom roteiro: uma apresentação de TCC bem-sucedida começa com um roteiro bem desenvolvido. 

O roteiro é a sua apresentação descrita de maneira detalhada, um guia para te orientar durante toda a apresentação de TCC e evitar falhas.

2. Avalie o tempo disponível

Verificar o tempo disponível para sua apresentação de TCC é essencial para a organização da sua comunicação com a banca avaliadora.

O tempo de duração da apresentação pode ser bem restrito – talvez você tenha apenas 10 minutos – e, claramente, você não terá tempo suficiente para falar tanto sobre seu trabalho. Portanto, você não precisa se preocupar com os detalhes e pode focar em explicar o objetivo da pesquisa e, principalmente, o que você conseguiu descobrir através dela.

3. Saiba aproveitar melhor seu tempo

Ao iniciar a apresentação de TCC, cumprimente os presentes, apresente-se, identifique o orientador e exponha tema, problema, objetivos, hipótese e metodologia, independente do tempo que você tenha para apresentar seu trabalho. Ainda assim, atente-se para não gastar muito tempo nesta etapa introdutória – 2 minutos são suficientes – e passe para o relato dos resultados.

O ideal é que 60% do tempo disponível para a apresentação de TCC seja utilizado somente para expor as descobertas da sua pesquisa, pois são elas que demonstram a qualidade do trabalho e o seu domínio sobre o assunto.

Lembre-se que a banca já teve acesso ao seu trabalho. Logo, não é necessário discorrer sobre todos os elementos presentes no TCC. Não é interessante apresentar os dados integrais da pesquisa, mas, sim, os estudos obtidos a partir das informações coletadas e processadas após análise.

Bem como na introdução, você também não precisa se estender na conclusão. Informe se os objetivos foram atingidos ou não, se a hipótese foi confirmada e qual resposta para o problema foi alcançada.

4. Cuide da imagem que quer transmitir

Pode parecer que não, mas seu corpo fala muito durante a apresentação de TCC. Por mais ansioso que esteja, demonstre confiança e habilidade com o tema abrindo os ombros e mantendo uma boa postura. Ombros caídos passarão uma imagem de insegurança e desânimo.

Outro fator importante é a vestimenta. Apresentar um TCC não é como apresentar um trabalho qualquer da faculdade: você precisa se vestir conforme a ocasião. Portanto, dê preferência para uma aparência mais profissional e deixe o estilo despojado para outro momento.

Observe, também, a entonação que você usa para se comunicar. Da mesma forma que uma postura ruim, ficar com a voz retraída, falando muito baixo, irá transmitir falta de confiança. Sendo assim, projete a sua voz para que todos possam te ouvir com clareza.

Além disso, evite o uso de gírias e da linguagem informal de forma geral. Lembre-se: você está perante a banca avaliadora como um profissional, não mais como aluno.

5. Ensaie e treine bastante

Depois de se dedicar tanto para entregar seu trabalho, você não deve fazer sua apresentação de TCC no improviso. Por isso, ensaie muitas vezes, se imagine na frente da banca, faça uso do seu roteiro e treine com amigos e familiares, vista-se de acordo e peça que sejam sua banca avaliadora para seu treino.

Estes ensaios e treinos darão uma visão mais ampla da apresentação em si e você poderá corrigir suas falhas a tempo e se planejar melhor.

Acima de tudo, se prepare para este dia tão importante dormindo bem, se alimentando de forma saudável e tentando manter a tranquilidade. Afinal, você passou muito tempo escrevendo seu TCC, então é improvável que você não tenha conhecimento suficiente sobre o que está falando. Foque no seu controle emocional, confie no seu trabalho e acredite: a apresentação de TCC é muito mais simples que parece.

Gostou deste post? Comente abaixo como essas 5 dicas te ajudaram e continue acompanhando para mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *