Dificuldade para se concentrar nos estudos? Aqui tem 6 dicas para te ajudar!

A gente sabe que, muitas vezes, é difícil manter o foco nos estudos. A maior queixa dos estudantes é a dificuldade para se concentrar e, quase sempre, é bem simples corrigir as causas dessa falta de atenção.

Um ambiente inadequado, excesso de barulho, falta de organização e pequenas distrações acabam tornando a concentração um desafio, frustrando e desmotivando o aluno. A maioria dos estudantes acaba interrompendo seu ciclo de aprendizado por não saber como se concentrar nos estudos.

Por isso, apresentamos neste post 6 dicas para te ajudar a focar nos estudos e te ajudar nos seus objetivos. Porém, lembre-se sempre que as pessoas são diferentes, então nem todos os métodos serão eficazes para todos os estudantes. Experimente cada um deles para descobrir quais funcionam melhor para você.

1. Escolha um ambiente tranquilo e mantenha-o organizado

Todas as próximas dicas sobre como se concentrar nos estudos serão em vão se você não estiver atento à esta: o mundo lá fora pode estar um caos, mas seu ambiente de estudo precisa ser silencioso e organizado.

Muitos alunos não dão a devida importância ao lugar escolhido para estudar. Dê a este momento o valor que ele pede e saiba que a má escolha do local influencia diretamente no seu foco nos estudos. Opte por um ambiente tranquilo, em que se sinta à vontade e onde não será interrompido.

Outra questão que deve ser levada em conta é o seu conforto. Verifique se não está quente ou frio demais, se há muitas ou poucas luzes acesas, se a cadeira está na altura adequada e se você está em uma boa posição para fazer suas anotações.

Sobre a organização, não há como se concentrar nos estudos em meio a uma bagunça. Organize seu espaço antes de começar, para não perder tempo procurando qualquer coisa que esteja desaparecida num ambiente desorganizado. Tire de perto livros e revistas de outros assuntos e deixe o espaço limpo para que você possa atentar-se ao que realmente importa. E não se esqueça: celular desligado!

Além disso, procure estudar sozinho. Grupos de estudos podem parecer bem divertidos, mas tendem a se dispersar com facilidade, trazendo outros assuntos à tona e deixando a matéria de estudo para depois.

2. Tenha um ritual antes de iniciar

Um fato interessante sobre como se concentrar nos estudos é como seu corpo entende suas ações. É importante que seu cérebro seja treinado para compreender o momento de se concentrar. Para isso, escolha algo para servir de ritual e coloque em prática sempre antes de começar os estudos. Pode ser um banho, um alongamento, pegar um lanche para deixar na mesa… Qualquer coisa que você acredita que será um bom sinalizador para seu corpo de que é a hora de focar no que você vai estudar.

3. Faça um cronograma e respeite seu tempo

Considere criar uma agenda detalhada de estudos para ajudar na sua organização. Separe os períodos por objetivos e divida as horas de dedicação em cada disciplina. Inclusive, é essencial a alternância entre as matérias de estudo para melhorar a compreensão e absorção dos conteúdos. Manter-se por muito tempo em uma única disciplina acaba por complicar o entendimento dos temas.

Muitos estudantes acabam se sobrecarregando por não saberem como se concentrar nos estudos e não respeitam a programação agendada, nem seus próprios limites. Crie uma agenda realista, que condiz com a sua realidade e com suas possibilidades, para que você não desanime. Se você é mais produtivo pela manhã, organize-se para tomar as disciplinas mais difíceis neste período. Se teve um dia desgastante, descanse: sua mente cansada não vai absorver praticamente nada.

A concentração desapareceu? Faça uma pausa. Coloque no seu planejamento estes intervalos programados e vá ajustando conforme sua necessidade. Não tem como se concentrar nos estudos fixado no mesmo tema por horas seguidas sem pausa, pois a compreensão dos assuntos fica comprometida e você começa a se sentir desmotivado. Dê um tempo dos estudos a cada, no máximo, duas horas, para relaxar, ver suas mensagens e descansar um pouco.

4. Saiba o que é importante anotar

Mais importante que ler o conteúdo da matéria, é escrever tudo que for relevante. Se você somente lê, acaba perdendo a concentração em menos tempo e se distraindo. Escreva em tópicos o que achar pertinente para guardar o assunto.

No entanto, saiba selecionar o que anotar. Não adianta copiar todo o conteúdo dos livros e achar que, assim, descobriu como se concentrar nos estudos. Para tanto, imagine que está preparando uma cola: você vai ter pouco espaço para os lembretes e precisa limitar os pontos principais do seu estudo. Esse resumo é o que você precisa para estudar.

5. Sempre que possível, escreva à mão

Às vezes, você não consegue e não sabe como se concentrar nos estudos por um motivo muito simples: você digita todo o conteúdo que quer guardar, em vez de anotar à mão.

Acontece que, ao escrever à mão, você ativa mais redes neurais que quando digita, uma vez que os os movimentos são totalmente diferentes ao escrever cada letra à mão, enquanto, no teclado, o movimento é repetitivo. Logo, quem escreve à mão tende a aprender melhor e mais rápido que um estudante que apenas digita.

Aproveite para utilizar canetas coloridas para separar as partes mais importantes do conteúdo, além de marca-texto para destacar os pontos principais. Post-its também são uma boa estratégia para quem está aprendendo como se concentrar nos estudos.

6. Alimente-se bem e tenha sempre comida e água por perto

Com o estômago roncando, não tem como se concentrar nos estudos. Procure manter-se alimentado de forma saudável e leve – refeições pesadas vão te dar sono e dificultar seus estudos. Além disso, você estará focado por horas e sentirá fome nesse período. Então, tenha sempre frutas (frescas e secas), castanhas, biscoitos e qualquer tipo de comida rápida perto de você, além de água à vontade.

Coloque estas dicas em prática e adapte cada uma delas conforme seu ritmo e ciclo de estudos. Quase todo estudante tem dúvidas sobre como se concentrar nos estudos, então saiba que você não está sozinho nessa!

Gostou do post? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como este!

Bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *