Convites de formatura: tudo o que você precisa saber

A sensação de segurar o tão esperado convite de formatura é única. Muito além de um instrumento para comunicar seus convidados, o convite é a materialização do final de uma etapa e da meta alcançada.

Para que este momento seja tão especial quanto merece ser, é importante que você e os demais formandos tenham conhecimento de algumas informações e consigam escolher o convite conforme o perfil da turma.

Apesar da ansiedade, procure desenvolver o convite de formatura com calma, para que tudo saia como imaginado por vocês.

Conheça agora um pouco mais sobre as particularidades de cada tipo de convite e confira as dicas que vão ajudá-lo a escolher o seu

Tipos de convite

O convite de formatura é o primeiro contato dos seus convidados com a formatura. É ele que cria a expectativa do que está por vir e a visualização do estilo dos eventos.

Para tanto, os convites são divididos, basicamente, em duas categorias: convite simples e convite luxo.

Quando o planejamento da formatura compreende uma grande e elegante celebração, um convite simples não condiz com o contexto dos eventos e iria de encontro a situações mais despojadas e íntimas. Nesta condição, o mais adequado é optar pelo convite de formatura de luxo, com acabamento diferenciado e mais sofisticado.

Por outro lado, se os eventos da formatura são mais intimistas, incluindo somente familiares e amigos próximos, um convite de formatura simples demonstrará muito mais o espírito da turma, além de ser mais acessível. Nem sempre a opção mais luxuosa é a melhor e a mais adequada ao ambiente das festividades.

É importante criar uma linearidade entre todos os componentes da formatura, desde o convite até a decoração do baile, e que tudo esteja em harmonia para transmitir a continuidade do estilo dos eventos.

Mensagens

Além de convidar e informar seus familiares e amigos acerca dos eventos da formatura, o convite de formatura é um registro dos momentos e das pessoas que fizeram parte deles. Este é o espaço para demonstrar toda a sua gratidão e reconhecimento àqueles que participaram desta conquista. Sendo assim, é essencial a escrita de uma bela mensagem de agradecimento.

Se você for religioso, comece agradecendo a Deus ou a alguma entidade que você acredite. 

Em seguida, agradeça seus pais ou os responsáveis pelo seu desenvolvimento e declare a importância do apoio dos mesmos para concluir mais esta etapa.

Agora vem a menção aos mestres, sem os quais você não teria chegado até o período da formatura. Reconheça e agradeça o conhecimento compartilhado.

Ao final, aponte amigos e familiares com quem você gostaria de partilhar este momento e, também, pessoas queridas que já tenham falecido e foram importantes para sua formação. 

Acabamento

Toque final do convite, é o acabamento que vai entregar requinte e personalização ao seu convite de formatura. É a hora dos detalhes brilharem e fazerem total diferença no material.

  • Não adianta muito um convite ser lindo e não ter durabilidade. A qualidade de todo o material utilizado interfere neste aspecto. A capa dura, em especial, valoriza seu convite e permite que seja manuseado muitas vezes e por vários anos.
  • O corte especial destaca elementos como imagens e brasões apresentados na capa do convite de formatura. O resultado final de encaixe entre as partes da capa fica muito bonito e moderno.
  • Para realçar textos, imagens ou apenas detalhes na construção do convite, o verniz localizado é uma excelente opção. O brilho característico deste tipo de acabamento evidencia os locais de aplicação sem deixar de ser delicado.
  • Outro tipo de aplicação é o hotstamp, feita a quente e metalizada em diversas cores – comumente prata ou dourado. Pode ser utilizada nos mesmos locais que o verniz localizado e enriquece a capa do convite de formatura.

Dicas para elaborar seu convite de formatura

  • Seja original para criar um convite único. Pense em alguma situação marcante durante o curso ou que tenha a ver com o perfil dos formandos.
  • Junto à turma, prepare uma sessão de fotos no local da área de atuação em que estão se formando, vestidos conforme os profissionais, para ilustrar o convite.
  • A linguagem utilizada no convite de formatura deve ser formal, mas não muito rebuscada. Na parte das mensagens de agradecimento, inclusive, a escrita pode ser mais descontraída.
  • Por fim, é preciso ter a segurança de que o convite ficará perfeito! Escolham uma empresa séria para a confecção dos convites, comprometida com a qualidade e a pontualidade. Não permita que o encanto da formatura seja comprometido por uma produção de qualidade inferior ou pela falta dos convites que não serão entregues dentro da data prevista.

O convite de formatura é mesmo muito especial. O avanço de etapas na sua vida merece ser muito comemorado e recordado com um convite à altura.

Então, para que tudo ocorra conforme planejado e sonhado, olhe para cada detalhe com carinho, para que a lembrança da formatura seja sempre de muita dedicação e alegria.

Gostou do nosso post sobre convites de formatura? Continue acompanhando para mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *