Saiba como montar uma comissão de formatura na sua turma!

Planejamento e organização são as palavras de ordem para a realização de uma formatura. O primeiro passo para a perfeita execução dos eventos que constituem este momento é definir, muito antes da data da formatura, os responsáveis pelas tomadas de decisão que responderão por toda a turma de formandos e, portanto, irão compor a comissão de formatura.

Uma comissão de formatura bem construída é essencial para o sucesso de todos os acontecimentos referentes à formatura, desde a tiragem das fotos até a realização do baile.

Para te direcionar sobre a estrutura deste time que se dispõe a preparar toda a formatura, mostraremos neste post os passos essenciais para montar a comissão de formatura da sua turma.

Quem deve fazer parte da comissão de formatura?

Os integrantes da comissão de formatura são escolhidos pela turma por serem os estudantes mais proativos e comprometidos. Se você deseja fazer parte deste grupo, saiba que é necessário ser comunicativo, saber lidar com pressões, gostar de desafios e ter bastante disposição, sobretudo para atender e esclarecer todas as dúvidas dos seus colegas.

Quem faz parte de uma comissão de formatura precisa compreender que a igualdade de responsabilidades entre os membros da equipe é indispensável. Além disso, é importante saber que nenhum integrante da comissão está acima dos desejos da turma: todos estão trabalhando por um sonho em comum e é necessário paciência e respeito à todas as opiniões.

Como eleger os integrantes da comissão de formatura?

Via de regra, uma comissão é formada por 5 formandos, sendo entregue a cada um uma função: presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretário e coordenador de eventos.

A escolha dos membros da comissão de formatura é feita por todos os formandos, que votam naqueles que aparentam ser mais capacitados para os cargos. A turma pode escolher o ocupante de cada posto ou apenas quem serão os integrantes da comissão, deixando que os mesmos decidam quem ocupará cada função.

A votação, na verdade, é um processo bem simples. Não deve haver um nível alto de exigências para a ocupação dos cargos, uma vez que este é um trabalho novo para todos os candidatos e que é normal não compreender desde o início como proceder enquanto comissão de formatura.

Quais as atividades de cada cargo da comissão?

A função do presidente é representar e responder por toda a turma e assinar documentos formais junto à faculdade e à assessoria contratada. Também é o responsável por convocar reuniões e assembléias e solicitar o start para arrecadação de fundos.

O vice-presidente, por sua vez, tem o papel de auxiliar o presidente e o tesoureiro. Além disso, é quem assume todas as funções do presidente, no caso da ausência deste.

O tesoureiro tem obrigações sobre o controle dos valores da turma – inadimplência e fluxo de pagamentos – junto à assessoria contratada.

O secretário é quem registra em ata os acontecimentos e decisões das reuniões e assembleias e mantém organizada a agenda de compromissos.

Já o trabalho do coordenador de eventos é organizar e divulgar festas, festivais, rifas e vendas de produtos para arrecadação de fundos.

É fundamental que os formandos que quiserem se candidatar a membro da comissão de formatura saibam das tarefas e responsabilidades de cada posição.

Ser integrante da comissão de formatura significa desempenhar um papel que exige muita seriedade e comprometimento. Sendo assim, é de grande importância que o aluno se sinta confortável no cargo que ocupar.

Eleger e organizar uma comissão de formatura é dar o pontapé inicial para a consumação do sonho da graduação. Se você quer ser parte desta equipe e estar à frente das decisões da turma, saiba que a missão não será fácil, mas ver os eventos da formatura tomando forma e se realizando é recompensador!

Através deste post, esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre a formação da comissão de formatura da sua turma.

Acompanhe nosso blog e siga nossos perfis no Facebook e Instagram para mais dicas e novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *