Dicas incríveis para escrever o agradecimento do seu convite de formatura!

Você atravessou os anos da graduação e, enfim, está para se tornar um profissional! Foram muitas dificuldades, semanas de provas, trabalhos maçantes, correrias e prazos apertados.

Durante essa trajetória, em meio à toda ansiedade e nervosismo, você contou com o amparo e a companhia daqueles que torcem pelo seu sucesso. Família, amigos e professores costumam oferecer ajuda e compreensão naquelas situações que parecem nunca acabar.

Talvez a melhor forma de demonstrar sua gratidão pelos anos de apoio seja fazendo um agradecimento no seu convite de formatura. Afinal, o convite é a materialização dos agradecimentos aos que fizeram parte da sua jornada até a formatura, além de ser uma memória física, que pode ser revisitada sempre que bater vontade.

Portanto, é fundamental desenvolver boas mensagens de agradecimento para seu convite de formatura, sejam elas aos pais, mestres, família ou amigos.

Neste post, vamos te dar dicas incríveis para escrever seus agradecimentos e tornar seu convite uma lembrança ainda mais especial!

Quem deve escrever os agradecimentos?

Geralmente, a responsabilidade pela produção dos textos de agradecimento do convite de formatura é dividida entre os formandos, que também escrevem, cada um, seus próprios agradecimentos individuais.

Se você for um dos responsáveis por alguma das mensagens de agradecimento, seja generoso e verdadeiro nas palavras. Quem recebê-las, com certeza se sentirá presenteado ao se deparar com este gesto de reconhecimento.

Deixe as ideias fluírem

Transfira seus pensamentos para o papel, sem se preocupar com ordem ou sequência. A intenção é que esse registro sem filtros funcione de forma que você não perca nenhuma ideia que surgir, justamente por não ter a necessidade de criar contextos lógicos antes de anotar.

Após este primeiro momento, você poderá passar uma “peneira” e selecionar os conteúdos que conversam entre si e fazem sentido para compor os agradecimentos do convite de formatura.

Esta forma de trabalho permite que o fluxo de ideias se adeque à composição do texto, e não o contrário, construindo seus agradecimentos de forma muito mais rica.

Procure inspiração

Bem na hora em que você se senta para escrever o agradecimento para seu convite de formatura, a inspiração parece ir embora, não é mesmo?

É normal isso acontecer, devido à insegurança e à pressão da responsabilidade, junto ao desejo de produzir algo bonito e original.

Quando esse sentimento aparecer, procure por referências que tenham a ver com sua personalidade, em filmes, livros ou séries. Muitas vezes, um simples trecho ou citação pode te fazer desenvolver todo um raciocínio sobre o que você gostaria de escrever.

Outra dica é procurar na internet por outros agradecimentos em convites de formatura. Claro que você não fará uma cópia do que encontrar, mas essa pesquisa servirá como um direcionador para seu texto e tornará seu caminho bem mais claro.

Quais são e o que escrever em cada agradecimento?

Via de regra, a parte dedicada aos agradecimentos em um convite de formatura segue a seguinte ordem:

  1. Agradecimento a Deus;
  2. Agradecimento aos pais;
  3. Agradecimento aos mestres;
  4. Agradecimento aos amigos;
  5. Agradecimento aos amores;
  6. Agradecimento aos que partiram.
  • O agradecimento a Deus costuma ficar a cargo dos formandos mais religiosos. Muitos alunos atribuem a conquista da formatura à sua fé, então este agradecimento deve ser escrito por quem realmente acredita que a chegada àquele momento dependeu, também, da permissão divina.

Neste momento, vale transcrever no agradecimento do convite de formatura uma passagem bíblica que tenha relação com a turma e a formatura em si, como as que mencionam conquistas, jornadas, bênçãos, amor e resiliência.

  • Em seguida, vem o agradecimento aos pais. Este agradecimento no convite de formatura é um dos mais especiais, pois são os pais quem ficam ao lado e oferecem amparo durante toda a vida do formando.

Temas como amor incondicional, carinho e orgulho podem ser exaltados durante este agradecimento, bem como a importância do apoio dos pais e da sua contribuição para que todos os desafios, acadêmicos e pessoais, fossem superados.

  • Para escrever o agradecimento aos mestres, lembre-se de mencionar o quanto eles foram fundamentais para sua formação, compartilhando seu conhecimento com a turma da melhor forma.

Comente sobre como eles são inspiração para vocês, levando o ensino para muito além da sala de aula e oferecendo toda a assistência que a turma precisa. Não economize agradecimentos no seu convite de formatura!

  • É justo preparar um agradecimento aos amigos, uma vez que eles estiveram com você em cada vitória e ofereceram companhia e suporte para cada momento difícil.

Podendo ser em linguagem menos formal, este agradecimento no convite de formatura é o espaço para reconhecer o esforço dos que tornaram a jornada da graduação mais agradável e descomplicada.

  • O agradecimento aos amores é aquele destinado aos irmãos, filhos, esposas, maridos e namorados, companheiros que apoiaram e assistiram seu crescimento com compreensão e carinho e com quem você também adoraria compartilhar este momento.

Seja grato por tornarem seu caminho mais simples, abraçarem todos os seus sentimentos junto a você e serem flexíveis perante os altos e baixos da sua rotina acadêmica através deste agradecimento no convite de formatura.

  • O agradecimento aos que partiram é a etapa mais delicada ao produzir os agradecimentos para o convite de formatura. Este texto deve expor o quanto estas pessoas encorajam vocês todos os dias e todo o amor e a saudade que vocês sentem por elas.

Geralmente, o agradecimento é escrito por alguém que possa falar com propriedade sobre a perda de alguém importante, que, mesmo ausente, continua sendo fonte de inspiração.

Os agradecimentos do seu convite de formatura não são apenas textos, mas mensagens que devem transmitir os sentimentos dos formandos por aqueles que foram essenciais durante sua trajetória. Para isso, procure escrever em um momento de concentração e tranquilidade e busque se lembrar de todos os momentos vividos e superados até agora.

Qual a sua inspiração para escrever os agradecimentos para o convite de formatura da sua turma? Conta pra gente!

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *